sábado, 24 de julho de 2010

Criação X Evolução



O mundo é belo ! Mas nele há questões que temos de bater muita perna atrás de conceitos para apenas começarmos a entender do que se trata. E uma dessas questões tem sido o embate entre o Criacionismo e o Evolucionismo...

Criacionismo é aquela linha de pensamento que acredita que o Homem , todos os seres, e tudo o que existe foi criado por Deus, em perfeição. E que tudo continua a ser criado por Deus, todos os dias, através da Geração Espontânea, ou seja, simplesmente surgem na natureza....

O Evolucionismo, surgiu com a Teoria da Evolução das Espécies de Charles Darwin, e rapidamente teve uma aplicação filosófica estendida a todos os campos da atividade humano. E prega que os seres vão se adaptando ao ambiente e evoluindo com ele.

O interessante nesses embates é que eles tratam basicamente de um reflexo de atritos entre religião e ciência. Mas também expressam a mentalidade do Homem sobre sí próprio e os caminhos escolhidos.

Até a concepção do Evolucionismo,  o Criacionismo imperava plenamente. E com isso, era óbvia a mentalidade de que o homem havia sido criado por Deus de forma perfeita, pura e excelente.  E sendo assim, a origem de toda a sua desgraça está justamente no distanciamento das virtudes originais. Logo, tudo o que é antigo e represente uma sabedoria e tradição ancestral, está mais perto das altas virtudes com que o homem foi criado, antes de se desvirtuar. E por isso mesmo, a busca dessa sabedoria e vida ancestral é a chave  para a purificação humana e sua ascenção a planos mais elevados de existência.

O Evolucionismo trouxe uma visão completamente oposta, tendo em vista que nele o homem é sempre objeto de aprimoramentos, desenvolvimento, adaptação. Sua origem está na ignorância e na forma bruta, sendo que cada experiência ou ato é um aprendizado, até chegar ao ponto em que se alcança um novo patamar, e se Evolui.

Retornar a uma pureza, virtude e sabedoria original da Criação, ou nos adaptarmos ao ambiente, considerando isso uma evolução ?

Eis a questão....ou apenas uma delas.


Um comentário:

  1. Evoluir quer dizer que em tempos você vai precisar evoluir ainda mais..

    bjs
    Insana

    ResponderExcluir